quinta-feira, julho 26, 2007

Erros de português

Se há coisa que me faz confusão, comichão e sei lá mais o quê é ver ou ouvir erros de português! Ora se estamos em Portugal, se toda a vida ouvimos falar a mesma língua, se na escola o Português é uma disciplina obrigatória, como é possível existir gente que não sabe falar ou escrever?! Juro que não percebo. E então quando me dá para perguntar aos primos, conhecidos e afins como vai a escola e a resposta é: «Vai bem. Tive só uma negativa». Pergunto eu: «Ai, sim? A quê?». Resposta: «Português». Ok. Não entendo. Tiram-se 20 valores a Inglês, mas não se consegue tirar nem que seja um mísero 10 à puta da disciplina que trata a nossa língua! Na sequência desta bela dissertação que estou a fazer – admito que estou passada – hoje de manhã ouvi duas senhoras de idade – mas com aquele ar distinto e de quem é da Foz – conversarem sobre alimentação. E eis que uma delas diz: «Eu, de vez em quando vareio na comida!» Desculpa????????????

3 comentários:

Anónimo disse...

O teu texto esta bonito...ok ok! tens razao...mas olha la, o que tens tu contra as pessoas da Foz??
Ai aia ia......!!! lolol ;)

Ana disse...

E eu "vareio" com quem "vareia"!!

O Português sempre foi uma das minhas disciplinas preferidas e penso que sempre tentei ao máximo fazer um uso correcto da nossa língua.
Há erros imperdoáveis, sem dúvida...vejo muito isso nos menus dos restaurantes, por exemplo.Fico abismada mesmo!
Mas parece-me que, para além da escola, existem certos hábitos ( ou a falta deles!) que têm uma grande influência nesse mau uso do português... como a leitura, por exemplo.

Bjs

Ana disse...

Jantar de bloggers! Será desta?

Bjs